terça-feira, dezembro 13, 2011



Capítulo

3

Deus e os fumantes

Por que os fumantes deixam de receber as benções de Deus?

Deus quer maravilhas em nossas vidas, que estejamos cheios de saúde, de alegria e com muita união familiar. Na palavra de Deus, que está escrita na Bíblia, temos muitos ensinamentos. Vários deles falam sobre como devemos nos amar e nos preservar do mal. Para Deus, nosso corpo é um templo sagrado, nossa moradia enquanto estamos neste mundo. O fumo não foi criado por Ele, não é o seu desejo que fumemos e destruamos nosso corpo. Quem fuma está destruindo sua casa antes do tempo, desobedecendo a Deus, pois quem deveria determinar nosso tempo de vida é Ele. O fumante está indo contra a vontade de nosso Pai celeste, se destruindo, violando seu corpo sagrado.

E o que um filho desobediente merece? Castigo? Não para Deus. Ele é tão misericordioso que não castiga os seus filhos fumantes, apenas os deixa viverem por sua própria sorte. Para você ser abençoado, deve seguir os mandamentos de Deus. Não quer dizer que você será amaldiçoado (nunca!) e que suas doenças do fumo serão castigos, apenas você estará por sua própria conta. E isso não é bom no mundo que vivemos: ficar sozinho no meio da intensa batalha espiritual descrita claramente na Bíblia. Sem a proteção de Deus, nos tornamos presas fáceis do outro lado, do maligno, que veio à Terra para roubar, matar e destruir. Convenhamos que o fumo é um bom aliado dele, uma ferramenta poderosa de destruição e sofrimento.

Deus quer nos encher de bênçãos e vitórias, mas para que isso ocorra é necessário andarmos de acordo com a sua palavra, seguirmos os seus ensinamentos e sermos obedientes. Há muitas passagens bíblicas onde a palavra de Deus mostra o caminho correto para o fumante trilhar e o quanto ele precisa se transformar, largar o vício para poder ser abençoado ainda nesta vida.

O Espírito de Deus e a Natureza Humana

GÁLATAS 5.16-24

“Deixem que o Espírito de Deus dirija a vida de vocês e não obedeçam aos desejos da natureza humana. Os dois são inimigos e por isso vocês não podem fazer o que vocês querem. As coisas que a natureza humana produz são: imoralidade sexual, a impureza, as ações indecentes, a adoração de ídolos, as feitiçarias, as inimizades, as brigas, as ciumeiras, os acessos de raiva, a ambição egoísta, a desunião, as divisões, as invejas, as bebedeiras, as farras e outras coisas parecidas com essas. Os que fazem estas coisas não receberam o reino de Deus. Mas o Espírito de Deus produz o amor, a alegria, a paz, a paciência, a delicadeza, a bondade, a fidelidade, a humildade e o domínio próprio. As pessoas que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a natureza humana delas, junto com todas as paixões e desejos desta natureza.”

A natureza humana do fumante o empurra a fumar, a ser viciado e a perder seu domínio próprio. O Espírito de Deus não se agrada desta natureza e para que o homem usufrua da alegria, da paz e do amor, frutos do Espírito de Deus, é necessário que ele lute contra a sua natureza, mude sua forma de viver, deixe os seus vícios e siga o que Deus tem para lhe ensinar.

O Nosso corpo é de Deus

CORÍNTIOS 6.12,15, 19-20

“Alguém vai dizer: “Eu posso fazer tudo o que quero”. Pode, sim, mas nem tudo é bom para você. Eu poderia dizer posso fazer qualquer coisa, mas não vou deixar que nada me escravize. Será que vocês não sabem que o corpo de vocês faz parte do corpo de Cristo? Será que vocês não sabem que o corpo de vocês é o templo do Espírito Santo, que vive em vocês e lhes foi dado por Deus? Vocês não pertencem a vocês mesmos, mas a Deus, pois ele os comprou e pagou o preço. Portanto, usem o seu corpo para a glória dele.”

Nosso corpo não é propriedade nossa. Jesus pagou o preço na cruz e nos deu vida eterna, mas para isso devemos crer Nele como nosso único salvador e viver de acordo com as Leis de Deus.

Tornamo-nos pecadores porque estamos destruindo o corpo que pertence a Cristo.

As pessoas não conhecem a palavra de Deus, não sabem ao menos que estão pecando, ou seja, indo contra as leis do nosso Pai. Ele não quer que destruamos nossos corpos, com todas essas toxinas, e fiquemos doentes e inválidos. Deus nos quer fortes, sadios, atuantes e exemplos de vida e fé. Mas como poderemos ser atuantes e sermos exemplos, se ficarmos doentes? O cigarro destrói o corpo que Deus criou para nós.

Uma grande ajuda de Deus: Os Salmos

Através dos salmos os fumantes podem fazer uma reflexão sobre o seu hábito de fumar, perceber que o fumo não faz parte do plano de Deus para suas vidas. Nas horas difíceis, o fumante pode recorrer à leitura dos salmos para se sentir fortificado pelo amor de Deus. Alguns salmos o tocarão mais, ele deve se apegar a eles para mudar a sua realidade.

SALMOS 1.6
“Pois Senhor dirige e abençoa a vida daqueles que lhe obedecem, porém o fim dos maus são a desgraça e a morte”

Seja obediente a Deus para receber Suas bênçãos. Fumar é uma desobediência.


SALMOS 4.4-5
“Tremam de medo e parem de pecar. Sozinhos e quietos nos seus quartos examinem a sua própria consciência. Ofereçam sacrifícios como o Senhor exige e ponham a sua confiança Nele.”

Pare de fumar e supere as crises de abstinência, um sacrifício passageiro com recompensas grandiosas do Senhor

SALMOS 6.4
“Vem salvar a minha vida, ó Senhor Deus! Por causa do teu amor livra-me da morte.”

Todos os dias peçam a Deus misericórdia por sua vida.

SALMOS 9.10
“Ó Senhor, aqueles que te conhecem confiam em ti, pois não abandonas os que procuram a tua ajuda.”

Ao pedir ajuda a Deus, creia que Ele nunca lhe abandonará.

SALMOS 13.3-4
“Ó Senhor, meu Deus, olha para mim e responde-me! Dá-me forças novamente para que eu não morra. Assim os meus inimigos não poderão se alegrar com a minha desgraça, nem poderão dizer: “Nós o derrotamos!””

Não deixe o inimigo lhe derrotar com a armadilha que ele plantou na sua vida. Peça força a Deus e Ele lhe concederá.

SALMOS 16.11
“Tu me mostras o caminho que leva à vida. A tua presença me enche de alegria e me traz felicidade para sempre.”

A felicidade está na presença de Deus. Fumar lhe afasta de Deus e da alegria de viver.

SALMOS 18.2 e 39       
“O Senhor é a minha rocha, a minha fortaleza e o meu libertador. O meu Deus é uma rocha em que me escondo. Ele me protege como um escudo; ele é o meu abrigo, e com ele estou seguro. Tu me dás força para a batalha e fazes com que eu derrote os meus inimigos.”

Deixe Deus agir na sua vida, você terá forças e derrotará o inimigo.

SALMOS 19.12-13
“Quem pode ver os seus próprios erros? Purifica-me, Senhor, das faltas que cometo sem perceber. Livra-me também dos pecados que cometo por vontade própria; não permita que eles me dominem. Assim serei uma pessoa direita e ficarei livre do grave pecado da desobediência a ti.”
        
Perceba como o fumo entrou na sua vida, por sua própria vontade, e como você pode se livrar dele também com sua força de vontade. Seja livre e obediente a Deus.

SALMOS 23.3
“O Senhor renova as minhas forças e me guia por caminhos certos, como ele mesmo prometeu.”

Somente Deus pode lhe guiar no caminho correto, livrando-o do vício de fumar.

SALMOS 25.2
“Meu Deus, eu confio em ti. Salva-me da vergonha da derrota; não deixeis que os meus inimigos se alegrem com a minha desgraça.”

Não permita que o inimigo seja vencedor, Deus pode lhe ajudar a vencer.

SALMOS 31.24
“Sejam fortes e tenham coragem, todos vocês que põem sua esperança em Deus, o Senhor!”

A força está dentro de você, Deus lhe fez forte e vencedor.

SALMOS 32.8-9
“O Senhor Deus me disse: “Eu lhe ensinarei o caminho por onde você deve ir; eu vou guiá-lo e orientá-lo. Não seja uma pessoa sem juízo como o cavalo ou a mula, que precisam ser guiados com cabresto e rédeas para que obedeçam.”

Deus lhe fez inteligente. Não seja tolo se autodestruindo com o fumo.

SALMOS 51.7-10
“Tira de mim o meu pecado, e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais branco do que a neve. Ó Deus, cria em mim um coração puro e dá-me uma vontade nova e firme!”

Tenha uma nova vida ao lado de Deus, com saúde e alegria. Não deixe o vício de fumar lhe derrotar.

SALMOS 62.12
“Tu, ó Senhor, recompensas cada um de acordo com o que faz.”

Deus sabe o que você faz. Não pense que suas plantações cheias de fumo irão lhe trazer boas colheitas. Fuja disso. Plante um amanhã abençoado e com uma colheita abundante de prosperidade e saúde.

SALMOS 69.1,2 e 5
“Ó Deus salve-me porque estou na água até o pescoço! Estou atolado num lamaçal muito fundo, não tenho onde apoiar os pés. Os meus pecados não estão escondidos de ti, ó Deus; tu sabes como tenho sido tolo.”

Não espere o fumo lhe colocar em uma situação difícil. Você vai esperar por uma doença grave para querer se libertar? Ou até mesmo esperar morrer, quando não haverá mais solução?

SALMOS 73.26
“Ainda que a minha mente e o meu corpo enfraqueçam, Deus é a minha força, ele é tudo o que sempre preciso.”

Quando você estiver perdendo as forças, lembre-se que Deus tem muito para lhe dar e é só pedir a ele através da oração.

SALMOS 82.5
“Vocês são ignorantes, não entendem nada; vocês vivem na escuridão. As bases da lei e da ordem na terra estão abaladas.”

As leis dos homens são respeitadas, lembradas e muitas vezes cumpridas. E as leis de Deus? Muitos estão esquecendo-se de respeitá-las e cumpri-las, se tornando ignorantes.

SALMOS 84.11
“O Senhor Deus é a nossa luz e o nosso escudo. Ele ama e honra os que fazem o que é certo e lhes dá tudo o que é bom.”

Peça proteção à Deus e ele lhe concederá.

SALMOS 90.12
“Faze com que saibamos como são poucos os dias da nossa vida para que tenhamos um coração sábio.”

A vida é curta. Por que você deseja que ela passe ainda mais rápida, se matando dia a dia? Seja sábio e viva com saúde, para ter bons dias de vida na terra.

SALMOS 106.3
“Felizes são aqueles que vivem uma vida correta, aqueles que sempre fazem o que é certo! Muitas vezes Deus livrou o seu povo, mas eles preferiram se revoltar contra ele e se afundar ainda mais no pecado. Porém, quando pediram a sua ajuda, Deus os ouviu e se voltou para eles quando estavam aflitos.”

Deus está sempre disposto a ouvi-lo, peça a ele para mudar a sua vida e se corrija enquanto há tempo.

SALMOS 118.17
“Não vou morrer, pelo contrário, vou viver e anunciar o que o Senhor Deus tem feito.”

Seja liberto deste vicio e anuncie a todos como Deus lhe salvou.

SALMOS 107.10,11,13-14
“Alguns estavam vivendo na escuridão, nas trevas, aflitos e presos com correntes de ferro, porque haviam se revoltado contra as ordens do Deus altíssimo e rejeitado os seus ensinamentos. Então, na sua angústia, gritaram por socorro e o Senhor Deus os livrou das suas aflições. Ele os tirou da escuridão, das trevas, e quebrou em pedaços as correntes que os prendiam.”

Somente Deus pode lhe livrar da prisão em que você vive. Ore a ele e peça para ser livre.

SALMOS 119. 6 e 9
“Se eu der atenção a todos os teus mandamentos, não passarei vergonha. Não me deixes seguir o caminho errado; com a tua bondade, ensina-me a tua lei.”

Não seja envergonhado eternamente por este vicio. Deus quer te encher de benções e ter dar vida nova.

SALMOS 138.3
“Quando te chamei, Tu me respondeste e, com o teu poder, aumentaste as minhas forças. Tu cumprirás tudo o que me prometeste. O teu amor dura para sempre, ó Senhor Deus. Não abandones o trabalho que começaste. ’’

Chame por Deus em todos os momentos, sua aflição lhe abandonará e logo você vencerá esta batalha.
SALMOS 142. 6-7
“Escuta o meu grito pedindo socorro, pois estou caindo no desespero. Salva-me dos meus inimigos, pois eles são fortes demais para mim. Livra-me do sofrimento na reunião do teu povo porque tu tens sido bom para mim.”

Os seus inimigos também serão inimigos de Deus.

SALMOS 146.7-8
“O Senhor Deus põem em liberdade os que estão presos e faz com que os cegos vejam. O Senhor levanta os que caem e ama aqueles que lhe obedecem.”

Somente Deus pode lhe libertar e abrir seus olhos.
  

Há Tempo para tudo

ECLESIASTES 3

“Tudo neste mundo tem o seu tempo; cada coisa tem a sua ocasião.
Há tempo de nascer e tempo de morrer;
tempo de plantar e tempo de arrancar;
tempo de matar e tempo de curar;
tempo de derrubar e tempo de construir.
Há tempo de ficar triste e tempo de se alegrar;
tempo de chorar e tempo de dançar;
tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntá-las;
tempo de abraçar e tempo de afastar.
Há tempo de procurar e tempo de perder;
tempo de economizar e tempo de desperdiçar;
tempo de rasgar e tempo de remendar;
tempo de ficar calado e tempo de falar.
Há tempo de amar e tempo de odiar;
tempo de guerra e tempo de paz.
Deus marcou o tempo certo para cada coisa.
Então entendi que nesta vida tudo o que a pessoa pode fazer é procurar ser feliz e viver o melhor que puder. Isso é um presente de Deus”.

Há tempo de parar de fumar e tempo de se arrepender. Tome esta decisão em sua vida enquanto ainda há tempo.

11 comentários:

  1. muito legal esse texto...adorei. Desta vez eu deixo de fumar definitivamente e quanto mais dificil for, melhor porque meu sacrificio é para o senhor!!!!! Afinal ELE fez um sacrificio enorme para me tirar das maos do diabo nao é?????? E eu inconscientemente ou conscientemente me coloco de novo nas maos de quem me odeia????? nao!!!!!! nao posso!!

    !!!! marli.santoss@uol.com.br gostaria de ser notificada pelo meu email.

    ResponderExcluir
  2. muito legal esse texto...adorei. Desta vez eu deixo de fumar definitivamente e quanto mais dificil for, melhor porque meu sacrificio é para o senhor!!!!! Afinal ELE fez um sacrificio enorme para me tirar das maos do diabo nao é?????? E eu inconscientemente ou conscientemente me coloco de novo nas maos de quem me odeia????? nao!!!!!! nao posso!!

    !!!! marli.santoss@uol.com.br gostaria de ser notificada pelo meu email.

    ResponderExcluir
  3. Lindo !tentei um Suicídio a 1 ano e meio ,porem quando no momento exato que estava morrendo uma pessoa aparecel e me salvou fui para o hospital muito mal fiquei 5 segundos sem oxigênio no cérebro quase não voutei a vd ..ao sair fui na igreja no domingo e ND aconteceu parece que fiquei mais triste por ver as pessoas alegres louvando a Deus e falando uma lingua estranha ...porem naquele dia não dormi a noite toda por estar em crise de separação com minha ex esposa sabia que ao Deus podia Me ajudar, e foi de manha que o impocivel aconteceu no dia 13/03/2015 pela manha abri meu notbook que apareceu em 1 pagina sozinho que dizia que minha porcentagem de fe era pequena meu a!or a Deus era pouco embaixo estava escrito obs"não se preocupei com isso e faz o seguinte dobre o joelho no sofá da sala onde vc está agora ...eu dobrei pois semti muito forte aquelas palavras então disse 3 vezes obrigado Deus foi quando na minha vd aconteceu algo muito bom foi me dado o espirito santo no qual me fez arrancar o cigarro como bolas de nicotina em minha garganta em uns 3 dias senti que meu corpo tava totalmente limpo do cigarro,,,no momento nem me dava vontade de fumar mais tinha uma vos em minha cabeça que me levava em lugares escondidos onde tinha cigarro ate que 13 dias depois me disseram que um So não ia fazer mau ,então peguei desde de lá não consigui maos parar já fui em varias campanhas na igreja ..mais ND ha uma parte nas escrituras que dis que Jesus nos ajudara a resistir a satanás e suas tentações ,,então fica a pergunta sera que porque Deus já me ajudou 1 vez e eu acabei caindo sera que ele não vai meajudar de novo ???? Amo a Deus acima de tudo procuro fazer sua vontade mais tudo na minha vd está de cabeça pra baixo e sei que a culpa é minha ...mais como posso me ajudar a ter de novo o 1 amor de Cristo ?

    ResponderExcluir
  4. Complicadíssimo... Hoje tenho mais coragem pra pedir a Deus a morte do que pedir pra parar de fumar, já pedi tanto que desisti... Então pra que ele não me veja mais fumando, que ele me leve.

    Somente quem já foi ou é viciado pra saber o desespero de não conseguir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não pense assim Leandro Santos,passei pro isso eu fui muito viciada mesmo,o que me livrou foi realmente a palavra quando fui confrontada por ela,e me humilhei creia se o filho do homem te libertar verdadeiramente serás livre,insista clame.E quando não eu e meu esposo ficamos livres,ele ainda tentamos colocar o cigarro na boca porém sentíamos ânsia e dali em diante nunca mais, não vontade sentimos.Nao desista de clamar e a alegria que vc sente quando está liberto é inexplicável...Insista

      Excluir
    2. A paz do senhor eu não consigo parar de fumar como eu peço me ensina meu Deus muito angustiante fumar quero Deus na minha vida não tomo santa ceia por causa do vício

      Excluir
  5. Amei esse texto vou meditar nele e conseguir força para parar de fumar

    ResponderExcluir
  6. Fui viciada por 14 anos me libertei por sete quando engravidei da minha primeira filha e posso dizer q foram os melhores anos da minha vida. Após minha segunda gravidez arrumei uma desculpa p fumar e hoje me encontrou escrava deste vícios novamente pois achei q teria total controle e só fumaria aquele único cigarro.Porém me consolo por acreditar q é sim possível parar através de força de vontade e muita fe pois Deus nunca nos desampara !Pra alguns posso parecer uma fracassada, pra mim sou humana,sou falha,mas acima de tudo sou filha de um Deus vivo ao qual Deus a vida p me salvar e é com esta fé q eu ñ aceito mais este vícios na minha vida, minha luta começa agora e eu vou vencer em nome de Jesus! !!!

    ResponderExcluir
  7. Eu também não consegui parar de fumar apesar de estar frequentando a igreja mais não perdi a fé vou continuar tentando

    ResponderExcluir