terça-feira, dezembro 13, 2011



Capítulo

4

Parando de fumar


Formas de parar de fumar

Há basicamente duas formas de parar de fumar: abrupta ou gradual. Nenhuma é fácil, confortável ou livre de crises de abstinência. Exigem muita determinação e força de vontade, seja qual for o tipo de fumante: pouco, muito ou super dependente. Essa classificação é importante, pois as formas, os tratamentos e os métodos de parar de fumar são mais indicados a um ou outro tipo de dependência.

A forma abrupta é um verdadeiro rompimento com o hábito de fumar, muito difícil, pois as crises de abstinência são bem intensas. Muitas pessoas não aguentam esses episódios e por isso não deixam o fumo de vez. Essa forma deve ser utilizada apenas por fumantes pouco dependentes.

A forma gradual consiste em deixar o hábito de fumar aos poucos, utilizando no tratamento métodos como chicletes e adesivos de nicotina, substitutos ou complementares ao fumo. O fumante diminui gradualmente a quantidade ingerida de nicotina, reduzindo a intensidade das crises de abstinência. Com o tempo, o corpo se acostuma com a dosagem menor de nicotina, até o fumante se sentir seguro para deixar de vez o hábito. Esta forma costuma ser demorada, podendo haver diversas recaídas durante o processo, o que leva muitas vezes ao desânimo. Esta forma é indicada para todos os tipos de dependência.

Para cada caso, um especialista deve ser consultado previamente para prescrever o tratamento, que é um método ou combinação de métodos aplicados de forma abrupta ou gradual. Como exemplo, para fumantes muito dependentes, é comum o paciente utilizar uma medicação antidepressiva conjuntamente com a nicotina em adesivos ou chicletes, com redução gradual. Estas combinações causam menos desconforto nas crises de abstinência.

Infelizmente, a maioria dos fumantes é do tipo super dependente. Para estes casos, a utilização isolada dos diversos métodos existentes é ineficaz. A complementação é obrigatória, com tratamentos que combinem métodos farmacológicos e psicoterapêuticos.

Portanto, é preciso descobrir o nível de dependência do fumante para escolher a forma mais apropriada de parar de fumar e adequar o tratamento. E mais ainda: procurar orientação especializada, pois geralmente tratamentos sem essa orientação não funcionam. O paciente precisa ser avaliado e acompanhado durante todo o processo de cura.

Métodos que Auxiliam a parar de fumar

Como já visto, a nicotina é a substancia responsável pelo vicio do cigarro, sendo a principal causa da dependência. Seus efeitos sobre o cérebro são sensação de prazer, aumento da concentração, estímulo mental e bloqueio de estresse.
Ao tentar abandonar o cigarro, o fumante sofre crises de abstinência, com seu organismo ressentindo-se da falta desses efeitos. Para diminuir estes desconfortos, que geralmente o impedem de se livrar do vicio, a indústria - principalmente a farmacológica - vem tentando achar uma “formula mágica”, que ainda não existe. Não há uma prescrição exata que faça o fumante parar de fumar e não sentir qualquer desconforto. O que existe no mercado apenas o auxilia a superar as crises de abstinência.

Atualmente, a maioria dos tratamentos para parar de fumar são da forma gradual, com a utilização de métodos como chicletes ou adesivos de nicotina. Alguns métodos podem ser combinados, inclusive com o próprio fumo. Pode-se, por exemplo, usar adesivos de nicotina sozinhos, sem fumo, ou combinados com a redução substancial do fumo.

Assim, é importante conhecer esses métodos que ajudam a diminuir a intensidade das crises, para poder montar tratamentos apropriados caso a caso, de acordo com o grau de dependência do paciente.

ADESIVO DE NICOTINA

O que é?
Adesivo que deve ser colado sobre a pele para que haja absorção de nicotina. O consumo é diminuído aos poucos, permitindo ao corpo se adaptar gradualmente às doses menores.

Qual a vantagem deste método?
O fumante não terá uma forte crise de abstinência como aquele que larga o fumo de uma única vez. Ele fica livre de diversas outras toxinas existentes no cigarro, o que reduz o risco de câncer e não prejudica o fumante passivo, além de utilizar apenas uma dose única diária.

Como funciona?
Há uma redução gradual da nicotina contida nos adesivos. O processo começa com adesivos de 30mg, depois de 20mg e por fim com adesivos de 10mg.

Qual o tempo de duração do método?
A duração varia de 30 dias a um ano, dependendo do grau de tolerância do fumante aos efeitos colaterais causado pela abstinência.
Indicação: Fumante super dependente e muito dependente.

“Não tome medicação sem orientação médica.”

CHICLETES OU PASTILHAS DE NICOTINA

O que é?
Goma de mascar ou pastilhas, com doses de nicotina de 2mg a 4mg, para serem ingeridas em substituição à nicotina do fumo.

Qual a vantagem deste método?
Alivio imediato na crise de abstinência. Deixa o usuário livre das diversas toxinas existentes no cigarro e não prejudica o fumante passivo.

Como funciona?
O fumante deve mastigar o chiclete algumas vezes ao dia, até que o sabor da nicotina apareça. Depois deve colocar o chiclete entre a gengiva e a bochecha. Após 30 minutos o chiclete deve ser desprezado. O médico deve indicar a quantidade diária correta de chicletes mastigáveis, sendo que esse número não deve exceder a 15 unidades.

Qual o tempo de duração do método?
O tempo deste método varia de 30 dias a um ano, dependendo do grau de tolerância do fumante aos efeitos colaterais causado pela abstinência.

Indicação: Fumante super dependente e muito dependente.


“Não tome medicação sem orientação médica.”

PITEIRAS OU FILTROS

O que é?
Objeto lavável que se sobrepõe ao filtro do cigarro, diminuindo a inalação de fumaça do fumo nos pulmões, progressivamente.

Qual a vantagem deste método?
Diminui gradualmente a quantidade de toxinas inaladas. O fumante não terá fortes crises de abstinência.

Como funciona?
Existem quatro níveis diferentes de piteiras laváveis com retenção de nicotina e alcatrão. O primeiro nível (piteira 1) tem menor poder de retenção, sendo o quarto nível o maior (piteira 4). O fumante fuma o mesmo numero de cigarros habituais, sendo que coloca uma piteira sobre o filtro do cigarro. A piteira 1 retém 15% da fumaça, sendo usada na primeira semana. A piteira 2 retém 30% da fumaça e deve ser usada na segunda semana. A piteira 3 retém 65% da fumaça, sendo usada na terceira semana. A piteira 4 retém 95% da fumaça e deve ser usada na quarta semana. O fumante pode estar livre do vício nesta última semana.

Qual o tempo de duração do método?
Um mês.

Indicação: Fumante pouco dependente.


CIGARRO ELETRÔNICO

O que é?
Simula o ato de fumar através de um dispositivo que imita o cigarro, onde há queima de um líquido que contém nicotina. A fumaça é o vapor produzido por essa queima.

Qual a vantagem deste método?
O fumante não terá uma forte crise de abstinência. O uso da nicotina vai diminuindo aos poucos no organismo e o corpo vai se adaptando.

Como funciona?
O fumante para de usar o cigarro convencional e passa a utilizar o cigarro eletrônico, fumando no máximo 20 vezes ao dia. Depois, ele faz uma redução gradual, diminuindo o número de cigarros eletrônicos tragados, até deixar o vício.

Qual o tempo de duração do método?
O tempo varia de 30 dias a 1 ano, dependendo do grau de tolerância do fumante aos efeitos colaterais causado pela abstinência.

Indicação: Fumante muito dependente.

MEDICAMENTO BUPROPIONA, ZYBAN OU CHAMPIX
(existem outros) 

O que é?
Remédio que destrói a satisfação que obtemos ao fumarmos.

Qual a vantagem deste método?
Minimiza as crises de abstinência, diminui as recaídas e não há aumento de peso.

Como funciona?
O fumante deve ingerir alguns comprimidos ao dia, de acordo com a orientação médica.

Qual o tempo de duração do método?
Em média, 3 meses.

Indicação: Fumante super dependente.

 “Não tome medicação sem orientação médica.”

LASERTERAPIA OU ACUPUNTURA

O que é?  
São estímulos feitos em pontos específicos do corpo, através de raio laser ou agulhas, para liberar neurotransmissores e endorfina, promovendo relaxamento e sensação de bem estar, controlando a ansiedade e diminuindo a vontade de fumar.

Qual a vantagem deste método?
Não há ingestão de qualquer substância, apenas há estimulação do próprio organismo do paciente.

Como funciona?
O fumante passará por uma avaliação onde serão determinadas as quantidades de sessões a serem realizadas. Em cada sessão, os estímulos serão feitos por uma pistola de raio laser (laserterapia) ou por agulhas finíssimas (acupuntura) em determinados pontos do corpo, não causando nenhuma dor. Se houver necessidade, o fumante deverá fazer sessões extras de reforço.

Qual o tempo de duração do método?
Geralmente de 30 a 90 dias.

Indicação: Fumante pouco dependente.

HIPNOSE

 O que é?
Utilização de técnicas de sugestões, em transe hipnótico, para trabalhar o inconsciente do paciente e diminuir ou cessar sua vontade de fumar.

Qual a vantagem deste método?
Sem ingestão de qualquer substância e totalmente não invasivo.

Como funciona?
As sessões são feitas em ambiente próprio, por psicólogo ou psiquiatra. O fumante falará sobre o seu vício, depois se deitará numa poltrona e será sugestionado com frases, para parar de fumar. O paciente ficará consciente e ouvirá tudo que for dito.

Qual o tempo de duração do método?
Depende da reação positiva do paciente ao tratamento. Quem avalia o tempo é o especialista.

Indicação: Fumante super dependente e muito dependente.

VACINA NIC VAX
 (ainda em fase de testes)

O que é?
Uma vacina contra o fumo, composta por diversos medicamentos, como antidepressivos. A vacina estimula o sistema imunológico para que ele produza anticorpos que impeçam a nicotina de causar a sensação de prazer.  

Qual a vantagem deste método?
Não há ingestão de substitutos à nicotina.   

Como funciona?
O medicamento é injetado diretamente na corrente sanguínea do fumante. Após algum tempo, o corpo passa a não sentir mais prazer com o uso da nicotina e a dependência vai diminuindo.

Qual o tempo de duração do método?
Ainda não está definido, mas na fase de testes durou em média 12 meses.

Indicação: Fumante super dependente.

“Não tome medicação sem orientação médica.”


CLINICA PARA FUMANTES

O que é?
Local com profissionais especializados no tratamento de combate à dependência ao fumo.

Qual a vantagem deste método?
Avaliação e a indicação correta de tratamentos, além do acompanhamento ao fumante até a sua cura.

Como funciona?
O fumante é avaliado por um psiquiatra e faz terapia com um psicólogo, além de ter indicações de medicamentos, se necessários. Nos casos mais graves, há internações, onde o fumante é monitorado e auxiliado por um período determinado.

Qual o tempo de duração do método?
Depende da reação positiva do paciente ao tratamento. Quem avalia o tempo é o especialista da clínica.

Indicação: Fumante super dependente e muito dependente.

PLANTAS MEDICINAIS

O que é?
São plantas naturais usadas para chá ou em forma de comprimidos, para diminuírem efeitos das crises de abstinência.

Qual a vantagem deste método?
Os medicamentos são naturais, portanto com menos ou nenhum efeito colateral.

Como funciona?
No caso de plantas, fazer chá e tomar de acordo com a crise de abstinência. No caso de comprimidos, o paciente deve tomar de acordo com as especificações do fabricante.

Qual o tempo de duração do método?
De três meses a um ano.

Indicação: Fumante muito dependente e pouco dependente.

Exemplos de ervas medicinais:
Lobélia - Regula o sistema nervoso, melhora os tubos brônquicos e a garganta.

Erva de São João - aumenta os níveis de serotonina no cérebro, sendo um antidepressivo.

 “Não tome medicação sem orientação médica


TERAPIA COGNITIVA COMPORTAMENTAL

O que é?
É um método que condiciona a forma de pensar do fumante. Seu cérebro é treinado para substituir o pensamento de fumante por outro, de não fumante.

Qual a vantagem deste método?
Totalmente não invasivo, sem ingestão de qualquer substância.

Como funciona?
O tratamento é feito com sessões de terapia, por psicólogo ou psiquiatra. O fumante discute o vício com o profissional, que utiliza técnicas para condicionar sua forma de pensar. 

Qual o tempo de duração do método?
Depende da reação positiva do paciente ao tratamento. Quem avalia o tempo é o especialista.

Indicação: Fumante super dependente e muito dependente.

GRUPO DE APOIO

O que é?
Grupo de pessoas que se apóiam, através de encontros semanais e palestras, com o propósito de abandonarem o vício do fumo.

Qual a vantagem deste método?
O fumante não se sentirá sozinho na luta contra o vício. Através das discussões do grupo, compreenderá que a dificuldade é grande para todos e encontrará conforto e apoio.

Como funciona?
O fumante participa dos encontros do grupo de apoio, que geralmente têm dias e horários semanais. Eles relatam seus sofrimentos, superações, aprendem novas formas de se livrar do vício e reafirmam o seu desejo de deixar o fumo.

Qual o tempo de duração do método?
Depende da reação positiva do paciente ao tratamento. Quando ele se sentir seguro e livre do vício, pode encerrar o tratamento.

Indicação: Fumante super dependente e muito dependente.

ADIAMENTO DO FUMO

O que é?
Diariamente, retardar o horário de começar a fumar, diminuindo o número de cigarros progressivamente, até parar.
O fumante vai deixando o cigarro aos poucos e condicionando o seu corpo a viver com menos nicotina, dia a dia, até parar com o fumo.

Qual a vantagem deste método?
Totalmente não invasivo, sem ingestão de qualquer substância, apenas com a redução consciente do fumo.

Como funciona?
No primeiro dia, o fumante adia o horário do primeiro cigarro em uma hora. A cada dia, aumenta em mais uma hora esse adiamento. Em 16 dias ele para de fumar.

Qual o tempo de duração do método?
16 dias.

Indicação: Fumante pouco dependente.

AURICULOTERAPIA

O que é?
Estimulação de pontos em toda a extensão da orelha, para atenuar as crises de abstinência e desintoxicar o organismo.
.
Qual a vantagem deste método? 
Não há ingestão de qualquer substância, apenas há estimulação do próprio organismo do paciente.

Como funciona?
Prendem-se pequenas sementes na orelha do paciente, depois se pressiona essas sementes. O paciente deve massagear a orelha várias vezes ao dia.

Qual o tempo de duração do método?
O mesmo tempo que a crise de abstinência durar.

Indicação: Fumante pouco dependente.

AROMATERAPIA 

O que é?
Utilização de odores derivados de extratos retirados de plantas medicinais, para causar efeitos físicos, mentais e emocionais, que atenuem as crises de abstinência.

Qual a vantagem deste método?
Não há ingestão de qualquer substância, apenas há estimulação do organismo do paciente, através do olfato, de uma forma natural.

Como funciona?
É escolhido um aroma caso a caso, que atua nos sintomas da abstinência. O extrato é aplicado no antebraço ou aspirado do próprio frasco. Cheira-se o aroma profundamente, algumas vezes ao dia.

Qual o tempo de duração do método?
O mesmo tempo em que o paciente sentir a crise de abstinência.

Indicação: Fumante super dependente, muito dependente e pouco dependente.

Exemplos de alguns óleos essenciais:

Bergamota – redução da angústia, do stress, efeito calmante e antidepressivo.

Camomila – melhora a impaciência e a insônia.

Capim limão – harmoniza e relaxa o sistema nervoso.

Laranja doce - diminui a depressão, melancolia, ansiedade e tensão nervosa.

Lavanda - atua como calmante, diminui o medo, reduz stress, a ansiedade e a melancolia.

Sândalo – diminui a agressividade, acalma, diminui o stress e a ansiedade.


FUMASIL 
O que é?
É um medicamento auxiliar no combate ao vicio de fumar e os malefícios que esse vício pode causar no organismo do fumante.
Qual a vantagem deste método?
Auxilia no combate ao vicio de fumar, a insônia, depressão, as perturbações do coração devido ao fumo, catarro (pigarro), catarro tenaz, viscoso e espesso na garganta e dor de cabeça.
Como funciona?
 Tomar ou mastigar 1 comprimido no espaço de 1 em 1 hora, nos dias seguintes ir aumentando o espaço para 2 em 2 horas, 3 em 3 horas, até chegar a 1 comprimido de 6 em 6 horas.
Qual o tempo de duração do método?
O mesmo tempo em que o paciente sentir a crise de abstinência.
Indicação: Fumante muito dependente e pouco dependente.




Teste o seu nível de dependência ao fumo

Como visto, o conhecimento dos métodos é importante para poder montar tratamentos apropriados caso a caso, de acordo com o grau de dependência do paciente. Assim, é fundamental saber qual o SEU grau de dependência.

Essa obra lhe oferece o teste a seguir, para ajudar a orientar o tratamento com maior chance de sucesso. Escolha apenas uma resposta em cada questão.
_____________________________________________

1- Ao acordar você acende o primeiro cigarro:

A- De imediato, antes de fazer qualquer coisa.
B- Antes do café da manhã.
C- Depois de tomar o café da manhã.

2- Quando você vai ao cinema você se sente:

A- Muito desconfortável, prefere assistir aos filmes em casa.
B- Desconfortável, mas assiste ao filme e espera ansioso para fumar.
C- Pouco desconfortável, assiste ao filme e quando está num local apropriado, fuma.

3- Quando você toma café logo pensa:

A- Em beber o café e fumar ao mesmo tempo.
B- Em fumar logo que o café terminar.
C- No prazer que o café lhe dá.

4- Em um local proibido ao fumo, quantas vezes você se desloca para fumar em outro local, num período de 3 horas?

A- No mínimo, até 5 vezes.
B- Até 3 vezes.
C- Nenhuma vez.

5- Há quantos anos você fuma?

A- Mais de 15 anos.
B- Entre 5 e 10 anos.
C- Menos de 5 anos.

6-Você está com pouco dinheiro, o seu maço de cigarros está quase no fim e sente muita fome. Você prefere:

A- Comprar outro maço para se prevenir e esquecer a fome.
B- Comprar um doce pequeno e com a sobra do dinheiro comprar alguns cigarros a varejo.
C- Compra um super lanche.

7- O seu filho é alérgico ao cigarro, sua reação é:

A- Continuar fumando ao lado dele.
B- Fumar perto dele só uma vez ou outra, nas emergências.
C- Nunca fumar perto dele.

8- Sua saúde está péssima. Você vive doente, cheio de pigarro e falta de ar. O médico diz que a causa é o cigarro. Sua reação é:

A- Continuar fumando e achar que o médico é um exagerado.
B- Pensar em deixar de fumar por um instante, mas logo desiste por achar que não conseguirá.
C- Pensar em deixar de fumar e procurar ajuda.

9- Você fuma quantos cigarros ao dia?

A- Muito mais de 20 cigarros.
B- Quase 20 cigarros.
C- Menos de 10 cigarros.

10- Qual tipo de cigarro prefere?

A- Os mais fortes, de filtro amarelo.
B- Os de filtro branco.
C- Os mais fracos que existem no mercado.

11- Ao pensar em parar de fumar, você acha:

A- Impossível.
B- Uma batalha difícil.
C- Acredita que conseguirá.

12- Você prefere:

A- 20 cigarros e café.
B- 5 cigarros e sair com amigos.
C- 1 cigarro, namoro, cinema e jantar.

13- Sua família lhe pede para parar de fumar. Sua reação é:

A- Não liga.
B- Pensa que eles estão certos, mas continua fumando.
C- Avisá-los que em breve tomará esta decisão.

14-Seu restaurante preferido proíbe o fumo. Sua reação é:

A- Mudar de restaurante para outro com área reservada para fumantes.
B- Ir ao restaurante, mas sair no meio da refeição para fumar numa área apropriada.
C- Ir ao restaurante e fumar somente após sair.

15-Como você pensa na sua vida sem o fumo?

A- Fica preocupado como vai sobreviver sozinho nas horas de estresse.
B- Uma vida chata, sem o seu companheiro.
C- Sente que perderá um grande prazer na sua vida.
_____________________________________________

Agora, para conhecer o resultado do teste e seu nível de dependência, conte quantas opções A, B ou C você assinalou.

Conclusão do teste

Se você marcou na maioria das vezes a opção A, o seu vicio é do tipo Super Dependente. Sua situação de dependência é alta, você sofre muito só em pensar em parar de fumar. Seu caminho para deixar o vício será árduo, pois sua crise de abstinência será bastante forte. Não é recomendável deixar o vício de uma única vez e nem sem ajuda médica e psicológica, pois sozinho poderá ter recaídas e não conseguir completar o processo.

Métodos indicados – Antidepressivos, reposição de nicotina com adesivos ou chicletes, terapia cognitiva, hipnose, aromaterapia, internação em clinicas (em casos mais graves de dependência), participar de  grupos de apoio e vacina Nic Vax (ainda em fase de testes).

Se você marcou mais opções B, o seu vicio é do tipo Muito Dependente. Você depende fisicamente e emocionalmente do cigarro, ele move sua vida. Deixar de fumar é um pensamento que ronda a sua mente, mas nunca o concretiza por medo de passar pela crise de abstinência e de perder seu “companheiro” das horas mais difíceis. Não é recomendável você deixar o vício sozinho. Assim como o tipo muito dependente, você também precisa de ajuda médica e psicológica.

Métodos indicados – Reposição de nicotina com adesivos ou chicletes, cigarro eletrônico, terapia cognitiva, hipnose, participar de grupos de apoio, clinica para fumantes, aromaterapia e plantas medicinais.

Se você marcou a maioria das opções C, você é o Pouco Dependente. Fuma por puro prazer, não se sente prezo ao vicio e pensa que pode deixá-lo a hora que bem quiser. Não acredita que o cigarro possa lhe fazer tão mal e crê até em benefícios ao fumá-lo. Você pode tentar sozinho parar de fumar e é provável que tenha êxito.

Métodos indicados – Piteiras, plantas medicinais, adiamento do fumo, laserterapia ou acupuntura e aromaterapia.


Passo a Passo para deixar de fumar

Uma vez tomada à decisão de parar de fumar e tendo conhecido seu grau de dependência, você pode procurar orientação de um especialista para adequar seu tratamento, com base nos métodos vistos anteriormente.

Na verdade, estes são os passos iniciais para deixar de fumar, um começo bem estruturado. Entretanto, é preciso muita persistência para seguir no tratamento. A seguir são apresentados os passos para largar o vício do fumo.

Passo 1- Tome a decisão de parar de fumar. Lembre-se, Deus nos quer saudáveis para continuar derramando bênçãos sobre nós. Não podemos destruir nosso corpo.

Passo 2- Descubra qual o seu nível de dependência ao fumo, fazendo o teste deste livro.

Passo 3- Procure a ajuda de médicos, psicólogos e grupos de apoio. Tenha um tratamento prescrito por um especialista, utilizando os métodos deste livro que sejam mais adequados para o seu caso.

Passo 4- Escolha uma data para começar a parar de fumar. Despeça-se do fumo todos os dias, até a chegada da data escolhida. No dia marcado comece a parar de fumar. Mantenha esta primeira meta.

Passo 5- Use os métodos indicados no tratamento corretamente, para passar pelas crises de abstinência. Não se iluda, siga corretamente as prescrições.

Passo 6- Escreva os motivos pelos quais você deseja deixar o vício. Coloque a data, assine, pendure cópias em alguns pontos da sua casa, como a porta do seu quarto, geladeira, banheiro e relei-a esses motivos várias vezes ao dia.

Passo 7- Ao acordar, ore a Deus todos os dias, pedindo forças e proteção contra esse vício. Lembre-se, orai e vigiai. Deus atende a seus pedidos. Se necessário, leia um salmo para se sentir melhor.

Passo 8 – Mude sua alimentação, ingerindo alimentos saudáveis, como verduras, cereais, frutas e folhas. Mantenha-se longe de gorduras, cafeínas, bebidas alcoólicas e chocolates, pois estes alimentos estimulam a vontade de fumar.

Passo 9- Faça exercícios físicos entre 15 a 30 minutos diários. Com isso, você produzirá substâncias que lhe proporcionarão prazer, diminuindo a vontade de fumar.

Passo 10 – Nunca desista. Se pensar em desistir, lembre-se dos motivos que o levaram a parar de fumar. Ore a Deus e prossiga. Lembre-se, Ele está com você. Você não está sozinho nessa jornada.

Formas de agir nas crises de abstinência

Infelizmente, mesmo seguindo à risca os passos sugeridos, com acompanhamento profissional, alimentação adequada, exercícios e muita oração, não é possível evitar totalmente as crises de abstinência.

O que se faz, então, é reduzir seus efeitos, com adoção dos métodos vistos anteriormente e com algumas ações, como se segue.

         Abandone o primeiro cafezinho da manhã, troque-o por outra bebida, como um suco, por exemplo.

         Diminua a quantidade de café ingerida durante o dia. Substitua por chá, de preferência de ervas calmantes, como camomila e melisa.

         Na fissura do vício, tome água lentamente e respire profundamente a cada gole.

         Mastigue chicletes ou chupe balas sem açúcar.

         Fechando os olhos, pelo menos duas vezes ao dia, tente se imaginar em um cenário onde você parou de fumar e não sente mais a falta do fumo.

         Alimente-se ingerindo porções pequenas, a cada duas horas, como gelatina, laranja, maçã, nozes, damasco, cenoura e espinafre.

         Inspire e expire profundamente por 5 minutos, cada vez que sentir vontade de fumar.

         Na fissura do vicio, ande ou corra por 5 minutos.

         Pratique exercícios aquáticos, como natação e hidroginástica.

         Faça ioga ou alongamento.

         Na fissura do vicio, tome um banho bem quente e demorado. Pingue um pouco de essência de eucalipto no chuveiro e aspire profundamente.

         Faça sauna, a vapor ou seca.

         Use uma bolinha macia de apertar com as mãos, por 5 minutos, várias vezes ao dia.

         Na fissura, use pau de canela e simule o ato de fumar. Quando cansar de fazer este exercício, mastigue-o.

         Escolha um salmo com o qual você tenha se identificado e o leia toda vez que se sentir desanimado.

         Faça massagem relaxante, como shiatsu, uma vez na semana.

         Evite tomar bebida alcoólica durante a parada de fumar.

         Evite ficar próximo de pessoas fumantes.

         Evite freqüentar locais onde haja muitos fumantes, pois a nicotina inspirada pode lhe desencadear posteriormente uma crise de abstinência.

         Procure freqüentar locais onde o fumo é proibido.

         Use uma gotinha de óleo essencial de capim limão no pulso e cheire profundamente toda vez que sentir vontade de fumar.

         Tome vitamina C todos os dias. Ela é revigorante, cicatrizante e desintoxicante.

         Tome duas colheres ao dia de mel silvestre, que atua no sistema nervoso, no sistema respiratório e é um calmante natural.


Com um tratamento adequado, que contemple os métodos apresentados, com acompanhamento profissional e propósito firme, as chances de sucesso em parar de fumar são muito grandes.

Nas horas de aflição provocadas pelas crises de abstinência, siga as dicas sugeridas. São bastante simples e a maioria tem baixíssimo custo de implementação.

Mas lembre-se: o caminho para deixar o fumo não é fácil. Sozinho, é muito pior, pode ser demorado, sofrido e sem êxito. Ao lado de Deus, o fumante que percorrer este e qualquer caminho sempre encontrará vitoria.

Se precisar ligue para o Disque Saúde 136. Através  desse número obtém-se aconselhamento para deixar de fumar de forma  gratuita por telefone e informações sobre unidades de tratamento em funcionamento na rede pública de saúde.

  
O corpo do fumante sem o fumo

Apesar de ser um processo difícil, parar de fumar só traz benefícios, ao ex-fumante e às pessoas que o rodeiam. Como exemplo, seguem alguns fatos sobre o que acontece com o corpo de alguém que larga o fumo.

Em 20 minutos
O ritmo cardíaco diminui.

Em 2 horas
A nicotina no sangue acaba.

Em 12 horas
O nível de monóxido de carbono no sangue volta ao normal.

Em 48 horas
O olfato e o paladar voltam a funcionar normalmente.

Em 2 semanas
O pulmão começa a funcionar melhor.

Em 1 mês
A tosse e falta de fôlego diminuem.

Em 1 ano
O risco de doença cardíaca cai pela metade.

Em 5 anos
Diminui o risco de derrame e de diversos cânceres

Em 10 anos
O risco de câncer de pulmão cai pela metade, em relação a um fumante.

Em 15 anos
O risco de doenças volta a ser igual ao de alguém que nunca fumou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário