terça-feira, dezembro 13, 2011


Capítulo

5

O ex-fumante

O ex-fumante e os ainda fumantes

Após muitas lutas, enfim a vitória. O fumante se transformou em um ex-fumante, passou pelas crises de abstinência e agora pouco se lembra do fumo. Sente- se vitorioso, acha que nunca mais vai querer fumar novamente.

Infelizmente, não é tão fácil assim se livrar deste vício, ainda que já se tenha parado de fumar a algum tempo. Mesmo após anos, o organismo do ex-fumante reagirá quando for exposto à fumaça do fumo, carregada de nicotina, despertando sensações que o farão desejar fumar novamente. O ex-fumante logo sentirá uma crise de abstinência, mas como seu cérebro já está condicionado a não fumar, ele deverá recusar a idéia.

Essa exposição ao fumo, na condição de fumante passivo, será como reviver tudo o que se passou, todo custo de se livrar do vício. Então, o ex-fumante não pode vacilar, deve saber que é importante ficar longe do fumo e de quem está fumando, o que muitas vezes é inevitável, pois pode se tratar de um companheiro, familiar ou amigo. Mesmo assim, o ex-fumante não deve ter vergonha de pedir a pessoa que está fumando para que se afaste dele ou que fume num local reservado. Também é importante conversar com as pessoas próximas que fumam sobre a sua condição de ex-fumante e explicar que não se sente confortável. Provavelmente o fumante entenderá, pois certamente ele deseja parar de fumar também e isto pode até se transformar numa força motivadora.

As recaídas

O fumante quando decide parar de fumar passa pelo mesmo processo que os bebês quando aprendem a andar: eles caem várias vezes, se machucam, choram. Seus pais lhe auxiliam segurando suas mãos. Tentam se equilibrar e em algum momento aprendem a andar sozinhos. O mesmo ocorre com o fumante, que necessita de apoio para sair “andando sozinho” desta situação.

Recaídas fazem parte do processo de deixar de fumar. São comuns pelo fato das drogas contidas no fumo serem altamente viciantes e, quando suprimidas, causarem fortes crises de abstinência. Para algumas pessoas as crises são insuportáveis e a solução é voltar a fumar.

Nestes casos, aprender com os erros é fundamental. A cada recaída, é possível reavaliar os métodos utilizados, compreender as situações que se fizeram retornar ao fumo  e encontrar maneiras melhores de se lidar com elas.

O importante é o fumante tomar a decisão: ‘Vou parar de fumar’. O número de recaídas não importa, nem o tempo que ele vai levar para ter êxito. O que importa é ter um pensamento fixo de não desistir. Se o fumante persistir, procurar ajuda, seguir as orientações especializadas e as que estão neste livro, ele terá êxito em algum momento. Jamais deve ter vergonha dos seus fracassos e nem se achar fraco por ter recaídas.

O fumante deve crer que Deus está com ele e como pai lhe estenderá as mãos e lhe levantará.


Depoimentos de ex-fumantes

“Faz exatamente 48 horas sem nenhum cigarro. Estou feliz por minha conquista, mas experimento vários sintomas: dores no corpo, dor de cabeça, muito sono, pois não tenho dormido durante a noite. Sinceramente... por duas vezes hoje, quase joguei todo o trabalho por água abaixo... Entrei em um bar para tomar um café e pedi um cigarro solto... Fiquei com aquele cigarro nas mãos por quase trinta minutos, coloquei ele apagado na boca, o cheiro de cigarro se tornou horrível, quase vomitei. Pensei o quanto de minha saúde e o quanto de dinheiro perdi nesse vício maléfico. Pedi a Deus que me desse forças para suportar a tentação. Amassei o cigarro por entre meus dedos e o joguei fora. Vitória.”

“Faz uma semana que parei de fumar, não foi fácil, tive todos os sintomas da abstinência, insônia, tremores etc.  Para ajudar eu tomo Homeopax que é um fitoterápico para ansiedade  e rezo muito... acredito que as orações estão me ajudando mais que os remédios... cheguei a conclusão que não me odeio tanto pra fazer o que  estava fazendo comigo, não conseguia subir uma escada sem sentir o coração escapulindo pela boca..  quero deixar aqui minha força e o meu desejo que o tempo passe logo para sentir que não venci só a batalha, mas sim a guerra!!! “
        
        “Nossa, estou desde domingo sem fumar, é muito difícil, meu coração está acelerado pra caramba, sem contar que estou sem dormir direito desde domingo... Mais estou conseguindo, aos poucos a vontade de fumar está diminuindo. Só que estou descontando tudo em comida..rsss!! A partir de hoje começo a tomar um ansiolítico porque sempre fui ansiosa, agora estou ainda mais!!! Boa sorte a todos os futuros "ex-fumantes" E não vamos deixar esse vício maldito fazer parte da nossa vida novamente!!”


“Ontem, ás 19:45 hs, deixei o vício de fumar. Neste momento estou um pouco mais de 24 horas sem fumar um único cigarro sequer. Isso para mim é uma vitória, pois da outras vezes em que tentei largar, consegui ficar no máximo 12 horas... Além da minha vontade própria, acrescentei o uso de medicação, adesivos de nicotina e pastilhas. Ontem mesmo, voltei para a academia e iniciei na prática esportiva, pois acredito que tenho que substituir o vicio de fumar com outras coisas, e a pratica esportiva substituirá meu vicio. Estou me sentindo bem. Por incrível que pareça, trabalhei com um colega hoje, fumante e por diversas vezes ele acendeu um cigarro ao meu lado me oferecendo, tentando me tirar do meu objetivo pessoal. Ele acreditou que estava me irritando, mas eu achava graça e dizia que ele estava me ajudando com aquela atitude, pois testava a minha força de vontade. Estou seguindo no meu intento: Longe do cigarro.”

“Caros ex-fumantes, venho aqui colocar que parei de fumar a dois meses, graças a Deus estou conseguindo tirar este vicio da minha vida, mesmo se passando todos estes dias as vezes tenho vontade sim mas hoje é bem mais fácil de não fumar eu fico contando os dias que estão passando e de minha vontade própria, ou seja, nunca mais irei coloca o cigarro na minha boca, desejo sorte a todos pois é muito difícil parar de fumar e é muito fácil voltar a fumar, por isso temos que ter força de vontade.”

“Estou com Impotência sexual, tenho 36 anos e não acreditava que aconteceria comigo. Não consigo mais ter relação com uma mulher, Fui ao medico e ele fez todos os exames, ele me disse que se eu não parasse de fumar, nenhum tratamento iria adiantar. Gastei muito dinheiro para poder a voltar a minha vida sexual ativa mas ainda não tive êxito. Estou a uma semana sem fumar e já começo a me sentir diferente, espero que ter uma vida normal.”

‘Sou um ex-fumante, larguei esse vício há exatamente dois anos e dois meses e digo com toda a sinceridade,é possível viver sem o cigarro!!! Falo isso porque quando fumava achava que não seria possível viver sem “esse maldito companheiro”. Parei porque o cigarro me prejudicava muito, meu pai morreu de câncer de pulmão, não gostava de ser fumante, do odor, do hálito,enfim, não são poucos os motivos… mas, principalmente porque minha filha querida me pediu como presente de aniversário(dela) …aí não resisti, e olha que na verdade o presenteado fui eu mesmo. “

“Hoje faz dois meses e vinte dias que fui obrigado a parar de fumar por causa de parada cardíaca e infarto do miocárdio, não achava que o cigarro poderia me fazer mal,pensava que isso só poderia acontecer com os outros, portanto não espere acontecer com você o que aconteceu comigo.Largue o maldito cigarro pois viver é bem melhor.”

         “Estou há 20 dias sem fumar e fazendo uso do medicamento Ziban. A vontade de fumar ainda é grande, mas procuro lembrar de que se eu ceder a um cigarro vou abrir a porteira para os outros e a vontade não vai passar com apenas um cigarro. Procuro me distrair, estou num grupo de ajuda e também faço acupuntura. Fumei por vinte e cinco anos e gostaria de ter a certeza que isso tudo logo vai passar e que se sentir vontade de fumar, vou estar cada vez mais forte para dizer não. Estou em luto, mas sei que o cigarro é uma ilusão, um falso amigo que aos poucos nos faz muito mal. Não devemos pensar no amanhã e sim no hoje, hoje eu não vou fumar. Espero que esse meu depoimento possa ajudar algumas pessoas que estão na mesma situação. “


“Passei 40 anos fumando. Já havia parado por seis anos, coisa de uns 20 anos atrás, e acabei voltando pela mesma razão que muita gente, não dei o devido respeito ao perigo do cigarro. Comecei a estabelecer em minha Mente, razões pra voltar a fumar. Achava que o “ganho” em ter parado não era tão significativo, etc… Um dia fumei um cigarro, voltei “com tudo”!!! Muito pior do que antes. Fumando bem mais do que antes. E, foram mais pelo menos vinte anos para conseguir me dispor a parar novamente.  Eu gostava de fumar. Gostava de cigarro. Sempre gostei!!! Percebo que isso faz com que você não queira pensar em parar. Ou, pensa que é difícil, que não vai conseguir. Isso te faz escravo realmente!!! Eu não gostava de me submeter, saber que o cigarro era maior que eu… E eu não gostava de admitir isso. Tive ajuda de uma gripe forte, e fiquei com dó de meus pulmões. Pensei que era injusto com eles fumar nessas condições (gripe). E, pensei em me dar um tempo. Dar um tempo a meus pulmões. E, pensei timidamente em parar. Poderia ser que eu conseguisse!!! Resolvi que iria tentar. Tenho paciência comigo. Sei o quanto foram difíceis os primeiros dias. Não quero perdê-los. Isso me move, alicerça minha vontade… A primeira semana foi terrível. Sem usar nenhum remédio, é complicado. A crise de abstinência é terrível. Difícil, mas perfeitamente Possível!!!”

“Hoje completo 4 meses ou 3600 cigarros não fumados. Sim! 3600 cigarros! Sinto que renasci: meu paladar, olfato, circulação sanguínea melhoraram muito; os meus amigos, familiares sentem muito orgulho de mim e não são mais obrigados a suportar aquela ‘catinga’ de cigarro que ficava impregnado em meu corpo e em minhas roupas. Hoje posso dizer que fico vários dias sem nem me dar conta de que algum dia fumei. As fissuras ainda ocorrem, é verdade, mas são muito esporádicas e não são mais intensas. Recuperei a alegria de viver. Hoje dou minhas caminhadas e arrisco até umas corridinhas. Meu Deus, o que eu estava perdendo! Desejo muita sorte e força a todos aqueles que se encontram na mesma batalha.”

“Parei de fumar há 11 meses. Não foi difícil para mim largar definitivamente o cigarro. Acho que a questão de parar foi bem mais psicológica do que orgânica. Lembro-me que comecei a fumar pelo grande modismo e status que a época exigia depois o que justificava o vício era que não queria engordar. No ano passado fiz a cirurgia de redução de estomago, assim o vício de fumar psicologicamente não tinha mais sentido. Na verdade, eu era uma bomba relógio, gorda, sedentária, fumante… Imagine! Dias antes da cirurgia resolvi parar de fumar sem remédio, sem tratamento, sem acupuntura. Simplesmente tratei a questão eliminando o fumo, pois iria ficar magra, isto é, iria eliminar uma base ilusória psicológica que sustentava o vício. Nos primeiros meses sonhava que estava fumando, ou em momentos mais conflitantes também pensava em pegar um cigarro e fumar, mas quando me remetia ao pensamento da troca pela qualidade de vida e pela auto-estima, a vontade simplesmente sumia. Hoje não sinto desconforto pelo cheiro de cigarro, me sinto muito feliz pela liberdade. Assim quero frisar: não foi difícil parar porque tenho certeza que a troca que fiz naquele exato momento de minha vida foi à melhor para mim e a de maior importância. Pensem nisto. Porque você começou a fumar? Vá fundo no seu motivo. Cada um de nós tem sua razão. Porque não questioná-la?”

“Em meus 53 anos de vida, fumei 37 e fumava 2 maços por dia. Tinha vergonha de me aproximar das pessoas, pois sentia que fedia nicotina nas roupas, cabelos e nos poros. As fracassadas tentativas anteriores em parar, já não concebia imaginar um dia sem o cigarro. Felizmente concedi-me uma última oportunidade, adquirindo um produto relativamente recente no mercado, voltado para combater o tabagismo, produto caro; mas nunca gastei um dinheiro tão bem gasto. Estarei fazendo 2 meses sem fumar, meu paladar, meu humor, enfim: minha vida mudou. E digo a todos que vierem a ler este depoimento que SE EU CONSEGUI PARAR DE FUMAR, QUALQUER UM CONSEGUE. Tenha um grande aliado: sempre que der uma vontade forte beba água gelada, pois a mesma descarrega sensações de prazer para o cérebro, semelhantes as produzidas pela nicotina. Outro fato muito importante, quase igual do AAA, é NUNCA dê a 1ª tragada. Fácil? Não, não é fácil ‘ouvir’ 24 h por dia um pensamento instigando-o a fumar, mas com o passar dos dias este pensamento vai enfraquecendo e sua vontade vai prevalecendo. Claro que nem todos podem, mas quem puder, procure acompanhamento médico e adquira um remédio para ajudar nesta empreitada, porque, por mais que ele custe, sua economia parando de fumar rapidamente irá repor o dinheiro que gastou.
Espero que meu depoimento tenha ajudado.”

“Após quatro meses sem fumar, os benefícios são visíveis. Antes, eu tomava café e fumava o dia todo e me sentia velha, com o pé na cova.Hoje, caminho diariamente e faço musculação e aeróbica. Tenho me sentido remoçada, pessoas têm elogiado a minha aparência, principalmente da  minha pele. Aposto numa vida longa, produtiva e feliz. A atividade física diminui-o muito a ansiedade e tenho conseguido não engordar. É um novo recomeço.”

"Quando eu fumava, achava impossível parar. Não concebia a minha vida sem um cigarrinho. Só descobri que isso era um mito, uma mentira, depois que parei. É preciso uma boa dose de vontade para ficar uma hora, meio dia, meio mês, meio ano, até completar o ciclo de dizer não ao cigarro."

"Na irresponsabilidade que a dependência química traz, fumei na frente dos doentes a quem recomendava abandonar o cigarro. Fumei em ambientes fechados diante de pessoas de idade, mulheres grávidas e crianças pequenas.Como professor de cursinho durante quase 20 anos, fumei nas salas de aula, induzindo muitos jovens a adquirir o vício. Quando me perguntavam:"Mas você é cancerologista e fuma?", eu ficava sem graça e dizia que ia parar. Só que esse dia nunca chegava.A droga quebra o caráter do dependente [...]Quando você larga de fumar, o fôlego melhora em duas ou três semanas. A circulação sanguínea também.Você começa a sentir o gosto da comida, o cheiro das coisas. O sono fica mais tranqüilo e a respiração, não dá nem para acreditar como melhora.”

“Fui apresentada ao cigarro aos treze anos.  No início era um cigarro avulso que eu comprava depois dois... e assim cheguei a primeira carteira de cigarros das outras 7.560 que vieram depois... isso mesmo! fumei por 21 anos da minha vida. É a mesma conversa de sempre, tira minha ansiedade, em dia de festa comemora comigo, em dia de tristeza é meu amigo, e por aí vai as desculpas... 
Mas, diz o ditado: " Se não for por amor, vai pela dor". Este ano tive muitos problemas de saúde, Gastrite, Hérnia de Hiato, Laringite posterior, tudo causado pelo CIGARRO. Hoje faz 30 dias que eu não fumo, tive que usar o Bupropiona no começo, mas agora não estou usando nada. Mas veja o que é a mente: Desenvolvi outro problema: Fibromialgia! Mas, isso também passará! O cigarro é morto para mim!”

"Tomei coragem e parei de fumar. Eu precisava desta dignidade na minha vida, sou uma pessoa boa, não podia viver fazendo mal a mim mesma, isso me doía. Comecei a ter crise de abstinência uma voz me dizia: –Fume!. Neste momento eu corria para beber água gelada devagarzinho e tentar me esquecer daquela ordem. Cinco minutos depois a voz voltava e gritava: -Fume agora, senão eu vou morrer! Meus lábios tremiam, meu corpo parecia que iria desfalecer, quase fraquejava, ficava me imaginando fumando e a minha mente me enganava novamente dizendo:-Vai fuma, apenas um cigarro, não vai te fazer mal apenas este. Parecia um transe e quando saia dele e enxergava a realidade me lembrava de todo o mal que ele me trazia e por que havia decidido parar de fumar. Deus estava me apoiando nesta luta, orava cada vez que sentia vontade de fumar e tudo parecia melhorar. Hoje completei um mês sem o cigarro, percebo que a minha vitória é diária.”

         “Fumei durante 25 anos, eu e minha esposa nunca conseguimos deixar de fumar, sempre tinha uma desculpa,sempre deixava para depois, até que um câncer de mama surgiu em minha esposa e ao passar pela cirurgia,quase ela foi a óbito,não pelo câncer e sim porque o pulmão estava muito debilitado pelo cigarro, decidimos deixar de fumar. Fiz uma conta de quanto havíamos gastos em cigarros por todos esses anos e o valor chegou a R$110.000,00.Muitas vezes deixamos de dar algo para nossos filhos.Será justo isso???”


“Eu comecei a fazer uso do cigarro quando tinha 13 anos por influencia de amiguinhos, pois era "demais". Cheguei a fumar uma carteira em apenas meia hora. Mais no ano de 1997, perdi meu PAI para esse assassino (cigarro), ele tinha enfisema e distensão das coronárias, então numa madrugada ele me deixou. Fiquei só a pensar como um objeto outrora e aparentemente tão inofensivo tinha um poder letal tão grande. E eu o que poderia fazer para me ver livre do cigarro? Já tinha tentado varias vezes e sem êxito, quantas vezes jogava fora a carteira na lixeira e quando a fissura chegava ao extremo eu ia e tirava a carteira do meio dela e usava os cigarros novamente. Que vida deprimente, Um homem tão determinado sendo dominado por um objeto de apenas 15 cm. Consegui parar graças aos olhos de DEUS ele me arrancou o vício, mais deixou em mim a liberdade de escolher se voltaria ou não a fumar. Depois de 08 anos sem fumar voltei a me entregar novamente ao destruidor.Fiquei desesperado o meu coração voltava a ter palpitações, meu peito volta a doer, meus pulmões estavam cheios de líquidos, o cansaço era inevitável, minha cabeça as vezes perecia que ia estourar, meus músculos não tinham forças, cheirava só a nicotina, meus dentes já eram escuros, minha pele perecia a de um elefante, tremia realizando minhas tarefas e tossia muito a noite. Eu mesmo tinha pena de mim mesmo, mais não encontrava forças para me livrar do assassino branco e laranja. Lutei com todas as minhas forças, mas sem êxito. As vezes já me achava vencido. Somente me esquecia que alguém nunca havia desistido de mim. Meu Salvador Jesus me defendia e mais uma vez me livrou deste vício.Graças a DEUS hoje estou livre."

“Aos 24 anos engravidei e não consegui parar, meu filho teve bronquite, sofreu muito, mas graças a Deus hoje ele esta curado. Na segunda gravidez fumei também até oito meses de gestação. Fiz uma ecografia e o médico me disse que a minha placenta estava madura, ou seja, envelhecida e com isso o bebe não receberia os nutrientes necessários e que ele iria emagrecer. Nossa fiquei mal, ao saber que eu estava matando o meu filho, e de fome. Isso aconteceu no dia 17 de março, desde esse dia eu não coloquei mais cigarro na minha boca, quando achei que não ia conseguir e estava quase ascendendo um cigarro, fui até o meu quarto dobrei os meus joelhos ao lado da minha cama e pedi a Deus com toda aquela angústia e desespero para que ele me libertasse me entreguei em suas mãos e chorei muito até que ele me devolveu a paz que eu precisava. Meu filho nasceu um mês depois no dia e graças a Deus com saúde. Eu havia tentado parar de fumar várias vezes e nunca havia conseguido, achei que jamais conseguiria parar sozinha, estava à procura de tratamentos, mas não podia tomar nada por estar grávida, mas só foi eu tomar um susto pra mudar isso. Agradeço a Deus, pois foi ele quem me deu forças.”

“Eu parei de fumar por medo, pois andava uma quadra e sentia falta de ar, tinha taquicardia, dores nos ossos, gastrite, além de quatro pneumonias, gripes todo mês, não dormia direito, tinha falta de ar e muitas outras coisas horríveis. Foi aí que resolvi parar de fumar. Sofri com a síndrome de abstinência por uns 3 meses, porém, fui mais forte.Nas duas primeiras semanas sem o cigarro, eu me senti muito melhor, respirava melhor.Tenho 53 anos, porém hoje me sinto com 20 na disposição que antes eu não tinha, minha pele ficou completamente diferente, macia, com brilho, jovial mesmo.Eu agradeço a Deus por eu e meu marido termos parado com esse maldito cigarro. É muito bom sentir essa vitória. 
Espero que os fumantes que lerem meu depoimento, possam desfrutar em breve isso que estou vivendo hoje.”

“Tenho 40 anos de fumante, desde há muito venho me questionando, pois tenho personalidade forte e sou muito determinado naquilo a que me proponho, entretanto, o pernicioso cigarro vem me fazendo de capacho, tornei-me um escravo voluntário. A idéia de que sou muito maior do que esse tubinho de câncer, com uma brasa em uma ponta e um idiota na outra; lenta e gradativamente levou-me àquela decisão que em meu íntimo já havia tomado: abandonar o maldito vício é isso mesmo, o cigarro é uma MALDIÇÃO. Confesso, não tem sido nada fácil, mas as vitórias fáceis não têm valor.”

Piadas sobre o cigarro e o fumante
“Deus não quer que sejamos motivos de piadas, vistos como pessoas ignorantes e suicidas. Na verdade nosso pai deseja que sejamos exemplos de fé e coragem.”

“Todo fumante é Surdo, pois recebe o aviso de que fumar mata e continua fumando.”

“A maioria das pessoas que começaram a fumar são motivadas pela Curiosidade, provavelmente elas pensaram: - Como será ter um enfisema?”

“O cigarro Emagrece, os fumantes adoram afirmar este fato, os não fumantes pensam: - Realmente, se eles perderem o pulmão esquerdo ficarão bem mais leves.”

“Pra quê mascar chiclete após o fumo? Fume um refrescante cigarro sabor menta e tenha um hálito de carvão.”

“O fumante foi comprar um maço de cigarros e observou uma foto de uma pessoa sofrendo de câncer, no instante seguinte o fumante pediu para trocar o maço de cigarros por outro com uma foto de “feto morto”, afinal ele nunca iria engravidar, mesmo.”
  
“Um fumante disse: - Um cigarro é ótimo para relaxar. Uma pessoa não fumante respondeu: - Cuidado com este relaxamento, pois você poderá fechar os olhos e nunca mais acordar.”

“O cigarro disse ao fumante: - Você me acende, amanhã eu te apago.”

“Se um fumante visse uma foto de um rato morto atrás do maço de cigarros, com certeza ficaria horrorizado e diria; - Essa droga mata rato, isso é perigoso.”

“Se um fumante acabar de fumar e chupar uma bala para disfarçar o odor, seria o mesmo que uma pessoa soltasse uma flatulência e depois sentasse num sabonete.”

“Na foto atrás do maço de cigarros apresentava uma pessoa sem as duas pernas, o fumante pensou: - Como será que ele vai correr até o bar para comprar cigarros?”

“O ministério da saúde adverte: Cigarro pode causar impotência sexual.Assustado, gritou pro balconista:-Esse não!!Me dá aquele que causa câncer.”




Agradecimentos

A Deus, meu pai todo poderoso, por me fazer crer Nele, pois através desse grande amor fui salva deste vicio. Minha vida corporal e espiritual avançou muitos degraus. Sou hoje uma pessoa renovada, com muita disposição e alegria.

Ao meu maravilhoso marido, Armando, que passou comigo por todo este processo de parar de fumar, sempre disposto, otimista e segurando a minha mão nas horas mais difíceis.

Para os meus queridos filhos Mariana e João Pedro, que sempre reclamaram e às vezes choravam, quando eu acendia um cigarro e pediam para que eu parasse de fumar.

Ao Pastor Márcio, da Primeira Igreja Batista em Botafogo, pela revisão teológica deste livro, e por ser um grande amigo  incentivador de obras sociais.

A todos os meus familiares e amigos, que um dia tiveram que suportar o mau cheiro dos cigarros e pelas palavras de incentivo que me deram para que eu deixasse o fumo.

Referencias bibliográficas:










Outros Sites para pesquisar:










Um comentário:

  1. Parabéns Ana Paula....Eu,minha Mãe,meu Pai,meu Irmão fomos libertos pelo poder e grandiosa misericórdia e amor do Altíssimo....E muito bom não fumar!!!!! A vida é maravilhosa sem fumaça rs

    ResponderExcluir